terça-feira, 26 de julho de 2011

artesanato patchwork passo a passo

Materiais:
50cm tecido para a bolsa
50cm tecido para o forro
50cm de feltro
Tiras de tecido
Duas folhas de cartolina
Zíper de 60 cm
Cadarço de 1,20m
Passo a passo:
1.Na cartolina, com auxílio de régua e tesoura, recorte um retângulo de 10 cm por 65 cm, que será o molde para lateral e o fundo da bolsa. Faça o molde da alça, recortando um retângulo de 60 cm por 9 cm. Para a parte do zíper, o molde usado será de 60 cm por 5,5 cm.
2.Corte um pequeno pedaço com cinco lados de um tecido escuro (um tecido escuro é preferível porque atrai o olhar para o centro, fazendo uma boa base para o trabalho);
3.Corte uma tira retangular com aproximadamente 6 cm de largura. Alinhe e costure o lado 1 do pentágono no centro de um dos lados maiores do retângulo.
4.Abra os dois pedaços de tecido, passe a ferro e refile o excesso do retângulo tomando como referência o prolongamento do lado 2 do pentágono (contando no sentido anti-horário);
5.Corte um segundo retângulo e alinhe-o e costure-o ao lado 2 do pentágono. Certifique-se de cobrir a peça anterior completamente.
6.Abra o conjunto, rebatendo o novo retângulo, passe a ferro para mantê-los abertos e refile o excesso desse segundo retângulo, tomando como referência o prolongamento do lado 3 do pentágono (continuando a contar no sentido anti-horário);
7.Continue costurando outros retângulos ao redor do pentágono até todos os ângulos do pentágono central estarem cobertos.
8.Agora corte mais pedaços retangulares de tecidos de cores e estampas diversas e continue trabalhando da mesma forma sempre no mesmo sentido, até alcançar o tamanho desejado para o trabalho.
9.Lembre-se de trabalhar com um bom equilíbrio de cores, texturas, estampas e cores sólidas à medida que você avança na composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário