terça-feira, 26 de julho de 2011

bolsas com fuxico

0805liliana2Materiais:
Botões We Care About:
1 botão rosa ref. 162
2 botões folha ref. 763
1 botão borboleta rosa ref. 814
2 botões redondos lisos na cor verde ref. 833
1 botão redondo liso rosê ref. 829
1 botão redondo liso salmão ref. 828
2 botões redondos com poá verde ref. 730
1 botão quadrado com poá verde ref. 940
1 mini botão redondo rosa ref. 529
1 Gabarito para Círculos We Care About ref. 1006
Bolsa de tecido de algodão cru
Retalhos de tecidos com várias estampas: flor pink, flor rosa claro
Retalhos de meia malha nas cores: verde escuro, verde claro, pink e bege
Plumante sil iconizado
Linha perlê verde folha
Materiais Auxiliares:
Agulha
Linha 10
Lápis ou caneta
Tesoura
Cola Pano
Passo a passo:
Desenhe o risco dos galhos na bolsa de tecido crú, com o auxílio do gabarito para círculos, da forma como preferir.
A seguir borde os galhos com “ponto Haste” utilizando a linha verde, seguindo o risco feito.
Segue o esquema do ponto Haste.
Trabalhe da esquerda para a direita fazendo pontos levemente inclinados, regulares, ao longo da linha do desenho. O fio sai sempre à esquerda do ponto anterior.
Feito o bordado, faça os fuxicos.
Obs.:
1-Utilize linha de costura resistente para alinhavar e franzir os fuxicos.
2-Antes de cortar os tecidos, risque os círculos.
Fuxico 1
Flor pétalas em pontas – Risque e corte no tecido xadrez verde claro, com o auxílio do gabarito para círculos, 6 círculos de 8 cm de diâmetro. A seguir, dobre cada um dos círculos em 4, conforme esquema abaixo, e alinhave pela parte arredondada. Alinhave todos os 6 círculos, em sequência, franza bem e feche com um nó, formando a flor. Dê o acabamento com o botão Rosa.
Fuxico 2
Flor pétalas redondas fechadas – Risque e corte no tecido floral pink, com o auxílio do gabarito para círculos, 5 círculos de 10 cm de diâmetro. A seguir, dobre cada um dos círculos ao meio, conforme esquema abaixo, e alinhave pela parte arredondada.
Alinhave todos os 5 círculos, em sequência, franza bem e feche com um nó, formando a flor. Dê o acabamento com o botão redondo liso berinjela.
Fuxico 3
Flor torcida com 2 tecidos – Risque e corte, com o auxílio do gabarito para círculos, 4 círculos de 8 cm de diâmetro no tecido verde xadrez e 4 círculos, do mesmo tamanho, no tecido rosa claro (fundo rosa) . A seguir, dobre cada um dos círculos ao meio e alinhave os recortes, da seguinte forma: sobreponha 2 meio círculos, alinhave pela parte arredondada, da direita para esquerda, alternando os tecidos (verde-pink-verde…). Ao terminar de alinhavar os 8 recortes, franza e dê um nó, formando uma flor. Torça as beiradas das pétalas para dar o acabamento. Cole ou costure o botão redondo liso verde maior
Fuxico 4
Flor pétalas de folha – Risque e corte, com o auxílio do gabarito para círculos, 4 círculos de 6 cm de diâmetro, sendo 2 de cada estampa (rosa claro com fundo branco e rosa claro com fundo rosa). A seguir, dobre cada um dos círculos ao meio, leve cada uma das pontas ao centro e alinhave pela parte arredondada. Ao alinhavar, alternar a cor do tecido. Para arrematar, franza bem e feche com um nó, formando a flor. Cole ou costure o botão quadrado verde com poá.
Fuxico 5
Folha – Risque e corte, no tecido verde xadrez, com o auxílio do gabarito para círculos, 1 círculo de 6 cm de diâmetro. Para fazer a folha, siga o mesmo processo do fuxico nº 4, mas com apenas 1 fuxico.
Fuxico 6 , 7 e 8
Fuxicos redondos simples -
Risque e corte, com o auxílio do gabarito para círculos, 3 círculos:
no tecido floral pink, 2 círculos, 1 com 4 cm e outro com 6 cm de diâmetro.
no tecido floral rosa claro (com fundo branco), 1 círculo com 6 cm de diâmetro.
Faça com cada um deles um fuxico simples: alinhave todo o contorno, franza e dê um nó.
Cole ou costure os botões conforme foto ao lado.
Fuxico 9
Flor “pitanga” em malha – Risque e corte, na malha rosa claro, com o auxílio do gabarito para círculos, 1 círculo de 4 cm de diâmetro. Faça o fuxico redondo simples, conforme processo anterior, e encha com plumante. Feche o fuxico cheio com um nó. Passe a agulha com a linha verde de bordar, de baixo para cima, e dê a volta pelo fuxico cheio, formando uma das divisões da “pitanga”. Repita este processo até formar os 8 gomos da “pitanga”. Costure o botão redondo verde com poás (menor) para dar acabamento.
Fuxico 10
Flor “pitanga” em malha 2 – Risque e corte, na malha verde escuro, com o auxílio do gabarito para círculos, 1 círculo de 12 cm de diâmetro. Faça o fuxico redondo simples, conforme processo anterior, e encha com plumante. Feche o fuxico cheio com um nó. Risque e corte as outras malhas, com o auxílio do gabarito para círculos, da seguinte maneira:
malha pink = 1 círculo com 6 cm de diâmetro e 1 círculo com 1 cm de diâmetro;
malha verde claro = 1 círculo com 4 cm de diâmetro;
malha creme = 1 círculo com 2 cm de diâmetro
Passe a agulha com a linha verde de bordar, de baixo para cima, e dê a volta pelo fuxico cheio,
formando uma das divisões da “pitanga”. Repita este processo até formar os 6 gomos da “pitanga”. Costure o mini botão rosa ao centro para dar acabamento.
Os fuxicos podem ser costurados ou colados, com cola pano, na bolsa, ao longo dos galhos previamente bordados. Os botões folha e a borboleta podem ser aplicados na bolsa da forma como preferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário